sábado, 18 de maio de 2013

Características da biologia vegetal


                             Características da biologia vegetal
         Botânica é uma ciência, ramo da Biologia, que estuda as plantas, fungos e algas. A Botânica é de extrema importância para o entendimento e preservação do Meio Ambiente.
        Dentro da botânica existe um ramo especifico denominado de anatomia vegetal que se dedica a estudar a forma como as células, tecidos e órgãos das células das plantas.
        O reino Plantae é um dos maiores grupos de seres vivos da Terra, são em geral organismos autótrofos, eucariontes e pluricelulares. Todas as plantas terrestres e algumas aquáticas fazem parte do Reino Plantae, arbusto, árvores, erva, plantas microscópicas, flores, frutos, algas etc.
       As plantas eucariontes são aquelas células eucariontes, ou seja, que tem núcleo envolvido por uma membrana nuclear, que o separa do citoplasma, e vários tipos de organelas. 
     As plantas autotróficas são aquelas que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese, por isso são conhecidos como autotróficos. 
    E as plantas pluricelulares são formadas por um conjunto de células, e não somente uma, como as bactérias e os vírus. 
      As plantas servem de alimentos para muitos animais, e por serem seres autotróficas não precisam de se alimentar de outros seres vivos. Sem elas não existiriam muitos animais e nem a produção de oxigênio seria possível.            Com exceção das plantas carnívoras, as plantas retiram sais minerais e água do solo, gases carbônicos do ar absorvem energia solar, e através da capacidade de fotossíntese, produzem a energia química e matérias necessárias para viver, e crescer.  
A fotossíntese é essencial, pois supre todas as necessidades alimentares. 
         A reprodução das plantas pode ser assexuada e sexuada. Assexuadamente onde uma única célula se divide, formando duas células idênticas. Não há recombinação genética. A reprodução assexuada nas plantas pode acontecer de várias maneiras, tanto por brotamento, fragmentação, formação de estolhos, como por esporulação.  Sexuadamente onde duas células se juntam, havendo a união de gametas, e cada uma fornece metade de seu DNA para formação de uma nova célula. As plantas contam com a ajuda de pássaros, insetos, vento, para transportar o pólen, e a fecundação ser realizada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário