sábado, 18 de maio de 2013

Classificação das plantas


Classificação das plantas
         As plantas são classificadas em Criptógamas e Fanerógamas.
         As fanerógamas são plantas são plantas que possuem flores, sementes e frutos e são consideradas plantas superiores. E essas se dividem em Gimnospermas e Angiospermas.
        Gimnospermas são plantas vasculares que produzem flores e sementes, mas são sementes nuas, ou seja, não são envolvidas pelo ovário desenvolvido, que são os frutos. São inseridas em escamas, que formam uma estrutura cônica. 
        Elas possuem raízes, caules e folhas.
         Reproduzem-se sexuadamente. Suas flores são pilhas de folhas em forma de escamas, que produzem os esporos.
        São plantas gimnospermas araucárias, sequoias, pinheiros entre outros.

         As angiospermas é o grupo de plantas mais numeroso, e mais comum na atualidade.
        Elas possuem raízes, troncos e folhas.
      A principal característica das Angiospermas é a presença das flores e dos frutos, são também, muito importantes para os animais e seres humanos. São vasculares e independem da água para reprodução.
        São exemplos dessas plantas: amendoim, maracujá, milho entre outros.
 

          As criptógamas são plantas que não produzem sementes, flores ou frutos, e que se reproduzem por meio de esporos, as estruturas produtoras de gametas são pouco evidentes e são consideradas plantas inferiores. Possuem duas divisões: Briófitas e Pteridófitas.
         Briófitas são as plantas de pequeno porte, pois não possuem vasos condutores de seiva, portanto o transporte ocorre por difusão de célula a célula, tornando o processo lento. E por ser lento, qualquer perda de água representa uma chance de ressecamento da planta, por isso habitam em locais úmidos e que não recebem luz direta do Sol.
   Não possuem raiz e caules “verdadeiros”, são constituídas e fixadas por filamentos chamados rizoides, cauloides e filoides. Podem ser encontradas  na água, no solo, e no corpo de plantas.
      São exemplos dessas plantas musgos, antócero.

        As pterodófitas possuem raiz, caule e folhas. Mas em algumas plantas o caule é subterrâneo, denominado como rizoma. 
     A maioria das pteridófitas é terrestre, e se localizam em locais úmidos e sombrios, e algumas são epífitas, ou seja, vivem sobre outras plantas sem causar danos, como exemplo, a samambaia. 
       São exemplos dessas plantas : samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário