sábado, 18 de maio de 2013

Reino Animal: Os Invertebrados.








Poriferos


       As esponjas apresentam grande variedade de formas, cores e tamanhos. Algumas têm apenas dois milímetros de altura; outras chegam a dois metros.

         Eles são um pouco diferentes do corpo dos outros animais; não há órgãos nem tecidos tipicos, por exemplo. As esponjas são também os únicos animais sem células nervosas.
           

O modo de vida das esponjas.


          As esponjas são organismos aquáticos sem meios de locomoção. Elas vivem presas ás rochas e outros pontos pontos fixos, como o madeiramento dos portos ou os recifes de corais.  
          Dentro da esponja há celulas com um fio, o flagelo. Essas celulas movimentam os flagelos e fazem uma corrente de água penetrar pelos poros do corpo do animal. A água que atravessa os poros passa pela cavidade central do animal, o átrio, e sai por uma abertura situada na parte de cima, o ósculo.
         As esponjas são chamadas de animais filtradores, pois o corpo delas parece uma peneira ou filtro, á medida que a água passa por seus poros, as pequenas partículas de alimento são retidas.
         O corpo de algumas esponjas é sustentado por uma rede de fios de proteina, outras esponjas, possuem pequenos espinhos, as espículas.
          As espículas podem ser de calcário ou de silíca.


A reprodução das esponjas.


Poríferos, Esponjas   Animais Filtradores, Reprodução e Informações 1x1.trans
Reprodução Assexuada

      As esponjas podem se reproduzir de maneira assexuada ou sexuada. Na reprodução assexuada, um grupo de células se multiplica e forma pequenos brotos, esses brotos podem permanecer presos ao corpo da esponja que os produziu ou se soltarem. Quando se soltam eles originam um individuo isolado, no qual esse tipo de reprodução chama-se brotamento.
     Na reprodução sexuada são produzidos espermatozoides e óvulos. Os espermatozoides são móveis e, depois de serem produzidos por uma esponja, nadam até outro indivíduo da mesma especie, onde encontram um óvulo, que, ao contrario dos espermatozoide, é imovel e permanece preso ao corpo do animal.Da fecundação, sai uma larva e, depois, que se fixa, transforma-se em esponja adulta.
      As esponjas possuem grande capacidade de reprodução, isso quer dizer que células separadas de uma esponja podem se reunir e formar uma nova esponja.










Fonte: GEWANDSZNAJDER, Fernando - CIÊNCIAS A vida na Terra - Ed àtica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário